Escola Profissional de Fafe alcança a medalha de Ouro no Campeonato Nacional das Profissões – WorldSkills Portugal
A Escola Profissional de Fafe participou este ano, pela primeira vez, no Campeonato Nacional das Profissões – WorldSkills Portugal nas categorias Multimédia – Animação/Vídeo e Web Technologies tendo alcançado um notável primeiro lugar na profissão de Multimédia.
Disputou-se em Setúbal de 9 a 14 de fevereiro a 44ª edição do Campeonato Nacional das Profissões. Com 44 profissões a concurso, cerca de 400 concorrentes e 260 jurados a Escola Profissional de Fafe conquistou um lugar entre eles. Depois das provas de pré-seleção local e regional a dupla Helena Freitas e Daniel Teixeira na categoria Multimédia – Animação/Vídeo e a aluna Tânia Leite na categoria Web Technologies foram apurados para a final Nacional.
Na profissão Web Technologies, onde a nossa “Skilliana” Tânia Oliveira competiu, orientada pelo professor Paulo Renato Martins, foi pautada por 4 provas. A primeira orientada ao design; sendo o segundo dia já dedicado ao desenvolvimento do Front-End de uma página web; no terceiro dia o grau de exigência aumentou e a Tânia teve de demonstra as suas habilidades no back-End, com a implementação e gestão de uma base de dados. Para culminar o desafio e mostrar as suas Skills, no que concerne às tecnologias web, foi solicitado, na quarta prova, a configuração de um CMS e desenvolvimento de um site.
A equipa de Multimédia – Animação/Vídeo, orientada pelo professor Hercílio Costa, encontrou uma prova dividida em 3 fases. Na primeira fase tiveram de desenvolver uma animação com recurso à técnica stop-motion sobre a temática do campeonato. Seguiu-se um vídeo promocional de uma profissão sorteada, neste caso, relojoaria. E por fim uma capa de DVD. Ao longo destes quatro dias os concorrentes foram avaliados quanto às suas competências de fotografia, vídeo, áudio, animação e design gráfico em mais de 120 parâmetros de avaliação.
O excelente desempenho desta dupla foi reconhecido com a medalha de ouro que lhes atribuí o título de Campeões Nacionais na profissão de Multimédia – Animação/Vídeo, seguidos em segundo lugar pela Casa Pia de Lisboa e em terceiro pela Escola Profissional do Sindicato do Escritório dos Açores. O resultado alcançado em competição de tanto prestigio é o reconhecimento da qualidade de ensino praticado pela Escola Profissional de Fafe, sendo capaz de formar profissionais que se colocam entre os melhores do país e onde a dimensão da igualdade de género é tida em conta.