In.Ave – Escolas Empreendedoras

CONCURSO DE IDEIAS EMPREENDEDORAS 2019


Depois de um interregno de dois anos a Comunidade Intermunicipal do Ave voltou a organizar o concurso Escolas Empreendedoras In.Ave. Sendo um participante assíduo, até pelos benefícios que traz aos alunos, a Escola Profissional voltou a participar em mais uma edição deste concurso.

O Teatro Cinema de Fafe acolheu a final municipal sendo que no escalão do 3º ciclo, onde a Escola Profissional de Fafe se fez representar, a classificação ficou assim ordenada: terceiro lugar: aquaSaver; segundo lugar: Smart Ground e primeiro Lugar: emotivChair. É de salientar que todos estes projetos são provenientes de alunos da nossa Escola. 

Os projetos classificados nos primeiros dois lugares, ficaram apurados para a final Intermunicipal do Concurso de Ideias Empreendedoras, que se realizou no auditório da Universidade do Minho, a 8 de Maio.

Na final intermunicipal o projeto Smart Ground, obteve o segundo lugar que vem assim juntar-se ao segundo lugar obtido no ano de 2016 e ao terceiro lugar de 2015.

Se ensinar é semear então, estes dias, foram mais dias de “colher”. Sem dúvida que estes momentos de alegria, proporcionados pelos nossos alunos, são a melhor forma de retorno e de sentimento de realização da nossa missão. Alunos e professores estão de parabéns pelo sucesso alcançado.

Image Alunas do projeto Smart Ground, Catarina Gomes, Francisca Costa e Mariana Freitas
Projeto emotivChair dos alunos Bruno Melo e Diogo Gonçalves
Concurso de Ideias Empreendedoras 2015 e 2016

A Escola Profissional de Fafe (EPFafe) participou em duas edições do Concurso de Ideias Escolas Empreendedoras IN.AVE. Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo dos alunos participantes.

No âmbito do concurso os alunos devem apresentar ideias de negócio úteis, exequíveis, inovadoras, originais, economicamente vantajosas e relevantes para a Região do Ave. As ideias serão depois apresentadas numa final municipal de onde sairá uma ideia que será apresentada na final intermunicipal, onde participarão os oito municípios da Comunidade Intermunicipal do Ave.

Tratando-se de uma mais-valia para os alunos participantes, a EPFafe não hesitou em aderir à iniciativa tendo já realizado várias sessões de acompanhamento onde recebeu os técnicos da GesEntrepreneur, que assim dão o seu apoio e contributo aos alunos participantes. Desta iniciativa também fazem parte 3 docentes da EPFafe que frequentemente têm tido formação no sentido de incentivar, motivar e orientar os alunos nas suas ideias de negócio.

Nas duas edições em que participou a nossa escola chegou sempre à final intermunicipal em representação do município de Fafe tendo arrecadado um 3º e um 2º lugar.