Atualmente o mundo está a ser assolado por uma pandemia que nos obriga a cada dia a readaptação e à reinvenção. A nível do ensino muitas mudanças surgiram, muitas readaptações, muitas reinvenções. Se nas últimas décadas o ensino foi quase, exclusivamente, presencial, agora tudo mudou! Em pouco tempo tivemos de transformar o ensino presencial em ensino à distância.
Este isolamento social fez com que o ensino fosse repensado, fez com que a nossa forma de ensinar fosse alterada. Assim, e para que os alunos continuem o seu processo de ensino/ aprendizagem, para que esta adversidade não deixe ninguém de fora, a EPFafe implementou um plano de ensino à distância que permite a todos os alunos acederem a esta nova metodologia de ensino. O ensino à distância é uma forma de ensino não presencial feito com a mediação de tecnologias e baseado em recursos didáticos disponibilizados em plataformas digitais, plataformas estas que serão as novas salas de aulas.
Neste sentido, a EPFafe preparou o arranque do 3.º período letivo, tendo em conta o seu público-alvo e organizou os horários entre aulas síncronas (sessões desenvolvidas em tempo real e que permite aos alunos interagirem online com os seus professores) e aulas assíncronas (sessões desenvolvidas em tempo não real, em que os alunos trabalham autonomamente, acedendo a recursos educativos e formativos, disponibilizados nas plataformas digitais e com o apoio dos professores).
Apesar da distância, os alunos terão à sua disposição o apoio de toda a comunidade escolar.
Para garantir que esta metodologia de ensino seja um sucesso, será feito um acompanhamento e monitorização de todo o processo de ensino/aprendizagem, visando a satisfação dos alunos, dos pais e encarregados de educação.
Neste momento, toda a equipa da EPFafe está preparada para encarar aquele que, é, sem dúvida, o maior desafio das suas vidas.
Juntos conseguimos!