Semana Aberta

Entre os dias 22 e 25 de maio, a Escola Profissional de Fafe (EPFafe) proporcionou aos alunos do concelho mais uma Semana Aberta. Esta iniciativa teve como principal objetivo mostrar os projetos/trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano letivo nos diversos cursos ministrados.

Num único espaço, os alunos visitantes tiveram oportunidade de ficar a conhecer o projetos/trabalhos desenvolvidos nos cursos de Técnico de Multimédia; Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores; Técnico de Restaurante/Bar; Técnico de Informática – Sistemas e Técnico de Vendas. As atividades desenvolvidas por cada curso foram variadas, dando oportunidade a quem visitou esta Semana Aberta de participar num programa de televisão, num jogo de futebol de robots, assistir e apreciar um serviço de entradas e sobremesas, ouvir a apresentação de diversos projetos ligados à área da informática e ainda obter informação de produtos através de códigos QR.

Dando seguimento ao que vem acontecendo noutros anos esta iniciativa recebeu a visita dos alunos do Agrupamento de Escolas Montelongo, Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira e alunos do Colégio da ACR de Fornelos.

No final a Diretora Pedagógica, Natália Magalhães, explicava a sua satisfação. “A iniciativa correu muito bem, acho que podemos considerar um sucesso com a adesão dos alunos dos vários agrupamentos de escolas de Fafe tendo, por isso, de agradecer aos diretores e respetivos docentes e psicólogos de cada um dos agrupamentos. Foi uma oportunidade de mostrar aos alunos quais são as valências da nossa escola e mostrar-lhes outras escolhas, outras opções, numa altura em que têm de tomar decisões relativamente à continuidade dos seus estudos. Como sempre, passamos a mensagem de que o ensino profissional é uma opção, é uma escolha certa que para além de os preparar para uma profissão também lhes dá a possibilidade de prosseguir estudos para o ensino superior.”

José Hernâni Costa, presidente da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, entidade proprietária da EPFAFE estava muito satisfeito. “Foram duas grandes atividades (iChallengeU e Semana Aberta) num espaço curto de tempo e que dignificam o Ensino Profissional e a nossa instituição. O balanço que se faz é extremamente positivo, já que mostra à comunidade aquilo que os nossos alunos são capazes de fazer com as aprendizagens adquiridas.”

A Festa de Encerramento da Semana Aberta contou com a presença da banda fafense Jepards e do DJ Giga.