Operador/a de Fotografia

O/A Operador/a de Fotografia executa a captação e edição de imagens de objetos e pessoas, no exterior e em estúdio, utilizando diferentes tipos de máquinas e películas fotográficas, com o objetivo de reproduzir diversas espécies fotográficas através de processos de digitalização de imagens, revelação e impressão de películas fotográficas, a cores ou a preto e branco. 

ATIVIDADES PRINCIPAIS DESEMPENHADAS POR ESTE TÉCNICO

  • Preparar as operações de captação de imagens, utilizando os meios adequados.
  • Captar e registar imagens animadas e fixas, no exterior ou em estúdio, utilizando diversos tipos de máquinas fotográficas e conjuntos óticos.
  • Efectuar operações de revelação e impressão de películas fotográficas, a cores e a preto e branco, utilizando as técnicas adequadas e os agentes químicos apropriados.
  • Efectuar o tratamento de imagens fotográficas, relativamente à sua cor e forma, utilizando equipamento digital específico.
  • Efectuar a organização e arquivo de imagens fotográficas em diferentes suportes documentais e promover a sua divulgação, nomeadamente, em portfólios, slideshows e exposições.

CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

A conclusão de um CEF TIPO 3, com total aproveitamento, confere certificação escolar equivalente ao 9.º ano de escolaridade e Certificação Profissional de Nível 2 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Inscreve-te