Na 15ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho, ano letivo a decorrer, 2017/2018, subordinado ao tema: “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização”, a Escola Profissional de Fafe (EPF) foram aprovadas os seguintes projetos na fase de Concurso de Ideias:
- AmpARA – Aplicação para Ajuda e Recolha de Animais que permite auxiliar na identificação e localização de animais abandonados.
- emotivCHAIR – Sistema de interface cérebro – computador (BCI) que permite controlar uma cadeira de rodas por ondas cerebrais.
- i-DosePills – Sistema de Dosagem inteligente de medicamentos.
- Smart-DustBin – Sistema de Recolha de lixo inteligente que pretende revolucionar o processo de recolha, equipando os contentores das cidades com sensores aptos para efetuarem leituras volumétricas, em tempo real, reduzindo os encargos logísticos e otimizando o método de recolha.
- Aqua Saver – desenvolvimento de um equipamento, que monitorize, em tempo real, o volume de água que despendida no dia-à-dia e em que pontos da casa.
O incentivo à valorização da ciência nas escolas, desde o Ensino Pré-Escolar ao Secundário, através da promoção de projetos inovadores, elaborados por equipas de professores e alunos, confere à Escola o estatuto de espaço ativo, empreendedor e catalisador de competências indispensáveis capazes de motivar e estimular a cooperação de pais, encarregados de educação e demais comunidade.
Os resultados observados são assaz promissores, tendo em consideração os desafios de um futuro exigente com que estes jovens terão de confrontar.