Apresentação - Escola Profissional de Fafe

P r o c u r a r
Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Escola

APRESENTAÇÃO

Dra. Alice Soares, Diretora da Escola Profissional de Fafe

 


A Escola Profissional de Fafe constituiu-se como uma mais-valia na oferta formativa de ensino secundário no concelho de Fafe no ano de 2000, chamando a si a especialidade em cursos na área da informática. Centenas de jovens passaram já por esta instituição, que é inegavelmente reconhecida como uma escola de referência pela qualidade e eficácia profissional demonstradas pelos jovens diplomados integrados no mercado de trabalho e pelas elevadas taxas de empregabilidade conseguidas.

A Escola Profissional de Fafe conta com uma extensa bolsa de empresas cooperantes e um alargado leque de protocolos celebrados com instituições da região.

Contribuir para a ascensão da formação e qualificação profissional, dotar o meio e a região de mão de obra qualificada, combater o abandono e insucesso escolares, melhorar a qualidade de vida dos jovens e promover a sua fixação à região, são as prioridades e a linha de ação instituída pelo seu Projeto Educativo, “Formar para a Qualidade … Formar para a Excelência”.

Estando certa que só a qualidade será o elemento de competitividade que fará a diferença, a Escola edificou um Projeto Educativo que visa a obtenção de um padrão de qualidade e eficácia profissional que seja reconhecido pelo mundo empresarial. Tem-se como metas educativas a Formação para a Qualidade, a Qualificação Profissional para a Excelência, em suma, a formação integral do indivíduo capaz de dar resposta a uma sociedade cada vez mais exigente. Neste âmbito, a Escola Profissional de Fafe investe numa formação que contempla a aquisição, o domínio de conhecimentos, as competências, as atitudes e os valores, para que os seus jovens venham a atingir no desempenho da sua atividade profissional, níveis de excelência, quer como cidadãos, quer como técnicos. Presentemente a escola preparara-se para ser certificada no âmbito da Qualidade.

Todos estes pontos fortes são conseguidos fruto de recursos humanos fortemente qualificados e atualizados e por uma gestão eficaz dos recursos físicos de que dispõe. O trabalho de racionalização, planeamento e responsabilização na formação ministrada, têm sido os alicerces para prosseguir com realismo, gradualismo e determinação a missão de gerar um “património vivo” de jovens a incorporar nos quadros intermédios de qualificação profissional do mundo do trabalho ou ainda o de prepará-los para o ingresso no ensino superior.

Frequentemente, após a conclusão da formação em contexto de trabalho/estágio, os jovens são convidados pelas empresas a ingressarem nos seus quadros, o que reflete a adequação dos conhecimentos e competências transmitidos pela nossa escola.

Como resposta quer à procura que sempre excedeu largamente a oferta de vagas disponíveis, quer pelas necessidades de formação sentidas pelo tecido empresarial local, a escola foi alargando e diversificando a sua oferta formativa ao longo da sua existência.

Todos os cursos têm uma carga técnica relevante, pois são estruturados para preparar os jovens para a vida ativa. A formação assenta num contacto direto com o mundo do trabalho, são privilegiados o acompanhamento individualizado, a aprendizagem por simulação de situações reais em sala de aula/laboratórios, os trabalhos de projeto capazes de incrementar dinamismo, atualização e inovação empresarial e a formação em contexto de trabalho onde os alunos em situação real são preparados para o mundo de trabalho. São conseguidos em média 85% de sucesso na conclusão dos cursos.

Dotada de um Projeto Educativo sólido e um Plano Anual de Atividades dinâmico, a Escola Profissional de Fafe tem a plena convicção que contribui e continuará a contribuir para o desenvolvimento da economia local e para a formação de jovens capazes de responder aos desafios duma sociedade que corre a um ritmo alucinante em competitividade e crescente exigência de serviços e produtos.

Querendo construir uma oferta educativa sustentada e mais alargada, capaz de responder aos jovens que cada vez mais fazem deste ensino a sua primeira escolha, a Escola Profissional de Fafe prepara-se a cada ano para o ampliar da sua oferta formativa.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal